O Portaló

COMBATE À DENGUE



30/03/2009 11:46:49

veja também...


Foi realizado em 30 de março de 2009, palestra com o Dr. José Carlos Angioletti (ANVISA), sobre o tema combate ao mosquito AEDES AEGYPTI transmissor do virus da Dengue.


Esteviram presente representantes do SESSTP, CPATP, OGMO, ILP, SERRA MORENA, FertiSanta, IOP, AGIL.


Durante a palestra o Dr. José Carlos Angioletti falou sobre como combater o mosquito, prevenção, sintomas e tratamento e o ciclo do mesmo.



SAIBA TUDO SOBRE A DENGUE


1. A Dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus. Esse mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde.


2. Os sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com Dengue por também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.


3. A pessoa que contrair a doença deve procurar o serviço de saúde, evitar o uso de medicamentos a base de Ácido Acetil Salicilico como Aspirina, AAS, Melhoral, entre outros e ingerir líquidos em abundância.


4. A melhor maneira de prevenir a Dengue é impedir a reprodução do mosquito. O mosquito procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de plantas, caixas d'aguas destampadas e piscinas não tratadas, entre outros.


O combate a Dengue tem que se tornar uma rotina diária, um hábito saudavel a ser praticado todos os dias. Não podemos relaxar porque os ovos do mosquito da Dengue continuam vivos até por 1 ano. Se a gente não combater a Dengue todos os dias, esse problema vai continuar.


FONTE: SESSTP E CPATP