O Portaló

Porto de Imbituba - Cabotagem para Vila do Conde.



21/09/2015 17:25:36

veja também...


Cabotagem é ferramenta fundamental para movimentação de cargas em longas distâncias”, diz executiva da Eliane Revestimentos

Para Devania Saccon, cabotagem foi atrativa principalmente pela redução de frete e segurança : Usamos a cabotagem no atendimento pulverizado de clientes do setor cerâmico. Além disso, o desafio, hoje, é conseguir levar a matéria prima a todas as regiões do país sem que isso demande mais custos”. A afirmação é de Devania Saccon, da Eliane Revestimentos, que, ao falar sobre o uso do modal, ressaltou sua importância e dificuldades. Segundo a executiva, especificamente no setor de cerâmica, o modal se tornou uma ferramenta fundamental para a movimentação de cargas em longas distâncias. “Estamos na região Sul do Brasil e precisamos distribuir nossos produtos para todo o País. Para isso, estudamos os custos de todos os modais e a cabotagem nos atraiu pela redução de frete que teríamos e na segurança que ganharíamos”.

Segundo ela, quando o assunto era usar um meio de transporte possível de mandar uma mercadoria para o nordeste, por exemplo, a opção foi novamente a cabotagem, pois era necessário utilizar um transporte seguro e que emitisse menos gases ao meio ambiente.

A executiva destaca, porém, que o modal ainda carece de uma intermodalidade mais eficiente. “Temos mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil e precisamos entregar a carga fracionada, o que não pode ser atendido em 100% pela cabotagem e isso precisa ser revisto”, diz. Como nem tudo são flores, Saccon cita, ainda, algumas desvantagens para o setor, ressaltando o foco na carga fechada e o maior tempo de entrega. “Esse tempo de entrega pode ser gerido, mas em alguns momentos por ser projeto, nós não conseguimos, e com toda a parte burocrática a cabotagem acaba sendo desvantajosa”, ressalta.

Hoje, a companhia opera na cabotagem com saída do Tecon do Porto de Imbituba (ao Sul de Santa Catarina) para o Porto de Vila do Conde (no Pará), onde atraca no Tecon Vila do Conde, administrado pela Santos Brasil. Segundo a executiva, essa operação facilita muito o transporte das cargas.

FONTE: Guia Marítimo