O Governo do Estado assumiu a gestão do Porto de Imbituba, no Sul do Estado, em dezembro de 2012, com um contrato de concessão previsto para terminar em dezembro de 2014. Nestes quase dois anos, os resultados foram expressivos: o movimento de contêineres aumentou em mais de cinco vezes e o volume de cargas movimentado cresceu 67%, passando de 2,1 milhões de toneladas em 2012 para uma previsão de 3,5 milhões de toneladas em 2014. O bom desempenho garantiu que o governo federal aprovasse a assinatura do termo de prorrogação por mais 23 anos.
O presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa, que também preside o Conselho de Administração do Porto de Imbituba, explica que a renovação da concessão permitirá uma série de novos investimentos no local. "O setor de infraestrutura de um porto exige investimentos de longo prazo. Quando não se tem uma delegação por um período mais amplo, fica muito difícil conseguir os investimentos. Por isso, a importância do ato histórico de hoje, que coloca o Porto de Imbituba em uma nova fase, que vai refletir na economia de toda a região", explicou.
Estão previstos cerca de R$ 300 milhões em melhorias no berço três e molhe, com recursos obtidos por meio da parceria entre terminais, operadores e os governos estadual e federal. O porto está se consolidando como um polo de desenvolvimento regional, já que atualmente a cadeia produtiva movimenta cerca de 4 mil empregos.
Uma parceria entre governos estadual e federal no valor de R$ 38 milhões também viabilizou a dragagem do porto. A obra garantiu o aprofundamento do canal de acesso (dos atuais 15 metros para 17 metros), da bacia de evolução (de 13 para 15,5 metros) e dos berços (de 12,5 para 15 metros). Com a dragagem, o porto pode receber navios de até 360 metros de comprimento, embarcar e desembarcar mais cargas para comercialização.
O diretor do porto, Marcelo Schlichting, afirmou que com as novas configurações técnicas de atracação com a conclusão da dragagem, tarifas competitivas e uma ação comercial arrojada impulsionam a meta de movimentar 150 mil TEUs por ano até 2015. Em 2014, o porto deve fechar com a marca de 55 mil TEUs no ano.