O Portaló

Porto de Imbituba - Concessão



18/09/2014 11:57:02

veja também...


A renovação da concessão do Porto de Imbituba à SC Participações e Parcerias, do Governo do Estado de Santa Catarina, por mais 23 anos será assinada nesta quinta-feira às 16h, em evento na sede da administração do Porto, com a presença do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, César Borges.


Conforme informações da SC Participações, que já administrava o Porto há dois anos, a concessão é prorrogável por mais 23 anos. Em maio, o governador Raimundo Colombo participou, em Brasília, de reunião com o então ministro da Secretaria Especial dos Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, para tratar da gestão e de investimentos no Porto de Imbituba.


A futuro da gestão foi o principal ponto discutido, uma vez que o governo planeja novos investimentos no Porto na casa dos R$ 30 milhões com recursos próprios, por isso foi solicitada uma definição do prazo de concessão para os próximos 20 anos.


Na semana passada, o ministro César Borges anunciou visita a Santa Catarina na próxima semana para assinar a renovação da delegação dos Portos de São Francisco do Sul (mais 25 anos) e Imbituba (mais 23 anos) para o governo do Estado.


A expectativa é de que a renovação facilite a realização dos investimentos necessários à infraestrutura portuária de Imbituba, como a ampliação e a modernização do complexo portuário, já que o porto tem o calado mais profundo de Santa Catarina, bem como as obras necessárias para a manutenção da relação porto-cidade e a efetivação do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário, o PDZ.


Jaime Pacheco Alves, presidente da Associação Empresarial de Imbituba (Acim), comemorou a notícia. “A Acim, juntamente com as lideranças empresariais do Sul, apoiou e pediu a permanência da SC Par na administração do Porto de Imbituba porque entendemos que uma nova transição atrasaria ainda mais o desenvolvimento. Com uma concessão longa, não há mais motivos para que os investimentos não sejam feitos. Deste modo, com o pedido atendido, continuaremos na cobrança das obras e ações que são urgentes, para que Imbituba possa viver a realidade do desenvolvimento portuário, há tanto tempo esperado”, afirma Jaime.


Direcionamento


Para Antônio Guimarães, coordenador do núcleo Acim Porto, a aguardada notícia vem reforçar o direcionamento positivo na gestão do Porto. “Estamos vivendo um momento de prosperidade, alicerçado no novo calado, novos serviços de navegação no atendimento da movimentação de contêineres, novas cargas sendo agregadas ao substancioso volume de granéis. Este trabalho conjunto entre a administração do porto e a comunidade portuária nos tornará cada vez mais uma alternativa eficiente ao competitivo comércio exterior brasileiro”, diz.


FONTE: Diário Do Sul