O Portaló

Porto de Imbituba - acordo de cooperação



09/07/2013 23:53:06

veja também...


O Porto de Imbituba firmou um importante acordo de cooperação com o Porto de Barcelona para desenvolvimento de projetos conjuntos para aumentar o comércio portuário, a eficiência e a agilidade das transações comerciais entre os dois portos. O acordo foi assinado nesta segunda-feira, dia 8, em Florianópolis pelo diretor presidente da SCPar Porto de Imbituba, Luis Rogério Pupo Gonçalves, e pelo presidente da Autoridade Portuária de Barcelona, Sixte Cambra. 


Um dos grandes objetivos é contribuir para dar mais eficiência nas cadeias logísticas entre os portos e desenvolver serviços conjuntos para a fidelização desse comércio. O acordo tem duração de dois anos e deve também abrir oportunidades para outras formas de cooperação. De acordo com Pupo Gonçalves, o Porto de Barcelona é referência em qualidade portuária mundial e o acordo vai contribuir para que o Porto de Imbituba evolua para um patamar de excelência.


Nos termos do acordo, ficou estabelecido: realizar em conjunto estudos para identificar os principais atores envolvidos nas operações de importação e exportação de produtos; identificar as cadeias logísticas entre os dois portos, a situação atual e as tendências futuras; identificar os principais importadores e exportadores destas cadeias, sua localização, tipo de produtos, rotas, volumes, freqüências, operadores de transporte e os gestores das mesmas; decidir, de comum acordo, uma vez identificados os tomadores de decisão, as ações a serem realizadas para a fidelização do comércio desses produtos e a captação de novos comércios.


Outras cláusulas do acordo fixam a avaliação da possibilidade de desenvolver a Marca de Qualidade Efficiency Network no Porto de Imbituba; promover a adesão dos respectivos operadores de ambas as marcas de qualidade, em particular entre as empresas internacionais que participam de ambos os portos (agentes de linhas de navegação, grandes forwarders, etc.) de forma que o cliente final tenha compromissos de qualidade e eficiência em ambos os portos, origem e destino de sua mercadoria.


Por fim, ficou estabelecido mostrar o desenvolvimento da plataforma de comércio eletrônico do Porto de Barcelona (PORTIC) e estudar a possibilidade de colaboração conjunta no desenho e implantação de uma plataforma tecnológica para o intercâmbio eletrônico de documentos e o comércio eletrônico baseado na experiência de plataforma de comércio eletrônico do Porto de Barcelona.


O acordo de cooperação também prevê troca de informações com pesquisadores da Udesc.


FONTE: EconomiaSC