O Portaló

Acesso Norte até o Porto será duplicado



12/04/2013 14:38:41

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Acesso Norte até o Porto será duplicado através das obras do Pacto por Santa Catarina.


O Pacto por Santa Catarina, trata-se de um grande programa de gestão dos projetos - já implantados ou em vias de implantação - que nos próximos meses receberão investimentos de R$ 5 bilhões. Serão investimentos em Infraestrutra, Segurança Pública, Educação, Assistência Social, Trabalho e Habitação, além de várias necessidades do estado de Santa Catarina.


Nesse primeiro momento, serão investidos R$ 389,7 milhões (R$ 344,6 do BNDES e R$ 45,1 do Estado) em 1,2 mil quilômetros de estradas (revitalização e recuperação). “É o início de um grande programa. Vamos atender todo o Estado. Não privilegiamos, não esquecemos nenhuma região, o critério é técnico. A melhoria da malha viária permite um salto no desenvolvimento de Santa Catarina”, comentou o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini.


Em Imbituba já está confirmado a obra de duplicação do Acesso Norte, em Nova Brasília até o Porto,também conhecido como Via Arterial Principal (VAP) de acesso ao Porto de Imbituba (SC). A previsão do valor da obra no orçamento do Governo é de R$ 52 milhões. A intenção é separar os fluxos dos tráfegos da cidade e do Porto, diminuindo o número de acidentes e aumentando a segurança de todos. A via, projetada para atender ao crescente fluxo viário previsto para o Porto, otimiza as condições comerciais do Porto de Imbituba.


A obra está prevista para iniciar em 1º de fevereiro de 2014 e terminar em 1º de outubro de 2014, segundo o Pacto por Santa Catarina.


Sobre a obra - A adequação das avenidas Marieta Konder Bornhausen e Manoel Florentino Machado para uma nova capacidade de tráfego será feita com a duplicação da rodovia e a restauração na pista já existente, em uma extensão de 4,76 km, desde o Porto até a BR-101. A obra será realizada paralelamente ao traçado da pista existente, já que se trata de uma pista implantada e com características técnicas que atendem as normas atuais.


Será construída uma faixa de segurança central, com 1,60 m de largura, em que será instalada a barreira de concreto tipo New Jersey e três pistas de 3,50 m para cada lado, em que está sendo considerada uma faixa preferencial para veículos de cargas. Ainda serão executadas calçadas e ciclovia, que terão fluxo separado da pista por um canteiro de 50 cm de largura ao longo de todo o trecho da avenida. O projeto ainda contempla o traçado para a execução de futuras faixas marginais com objetivo de orientar os acessos apenas em pontos específicos da via, melhorar o fluxo e a segurança, toda a iluminação e sinalização viária, tanto vertical como horizontal. 


FONTE: Jornal Popular Catarinense