O Portaló

Governador do Estado de SC visita o Porto de Imbituba



04/04/2013 10:22:36

veja também...


O governador Raimundo Colombo visitou nesta segunda-feira, 1º de abril, o Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina. Desde de 25 de dezembro de 2012, o porto é administrado pelo Estado, por intermédio da empresa SC Par Porto de Imbituba, subsidiária integral da holding estadual SC Participações e Parcerias - SC Par. “É um dos portos estratégicos mais importantes do Brasil. Ele tem um potencial muito grande, e vamos agora investir na retroárea e no acesso ao porto”, anunciou o governador.


O presidente da SC Par, Paulo Cesar da Costa, informou que nos próximos 60 dias será possível lançar a ordem de serviços para dragagem do Porto e construção do novo acesso. Avaliada em R$ 40 milhões, as obras para dragar o canal e os berços aumentarão em mais dois a três metros de profundidade. Hoje, o canal tem 15 metros de profundidade e terá 17 e os berços de 12 para 15 metros.


Segundo o presidente da SC Par, o acesso, avaliado em aproximadamente R$ 50 milhões, reduzirá de quatro a cinco quilômetros, o trajeto até a BR-101. “Com a dragagem, poderemos receber navios com até 360 metros de comprimento. Atualmente, recebemos 35 navios por mês, o que representa 70 operações de entrada e saída no porto”, concluiu Paulo Cesar fazendo referência aos números de março.


Temos que dinamizar e fazer com que cresça no seu movimento e gere cada vez mais benefícios para trazer desenvolvimento ao Estado. Hoje, o grande problema dos portos é o acesso”, comentou Colombo.


Durante o encontro, o presidente do Porto de Imbituba, Rogério Pupo, anunciou o recorde atingido no último mês de março, com o movimento de 349 mil toneladas. “Não atingíamos esse número desde 1986. Chegamos próximo a isso somente na época em que transportávamos carvão”, explicou Pupo.


 


FONTE: Webimprensa.sc.gov.br