O Portaló

CAP debate soluções para o pátio de triagem



29/10/2012 17:58:01

veja também...


O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba (SC) propôs soluções imediatas para o pátio de triagem, que hoje funciona em um posto de combustíveis desativado. Na reunião do mês de outubro foram debatidas as principais opções para organizar e reinstalar o pátio em um novo local. CAP, Prefeitura e o Núcleo Setorial ACIM-Porto estão preocupados com os problemas, principalmente relacionados ao conforto dos motoristas e cidadãos que moram e passam no local.


O presidente do CAP, Gilberto Barreto, lembrou da necessidade de o setor de operações da Companhia Docas levantar todos os fluxos e problemas possíveis, para que as soluções facilitem o atendimento à movimentação de cargas e, ao mesmo tempo, auxiliem os motoristas e as transportadoras na hora da emissão dos conhecimentos de transporte. Se existe tecnologia disponível, as informações devem ser trocadas eletronicamente. "Se cada terminal tiver a sua solução direta, via agendamento eletrônico, não há problema na portaria nem necessidade de triagem. Cada terminal precisa comportar seu fluxo. A partir daí, a Prefeitura precisará apenas fazer os bloqueios para que o acesso de caminhões seja apenas pelo acesso Norte, como foi previsto, e a Polícia Militar terá seu trabalho bastante reduzido nessa área", define.


Bruno Figurelli, Superintendente da Santos Brasil, demonstrou que o TECON já faz todo o agendamento de forma eletrônica e não tem necessidade de que os caminhões passem na triagem. "Temos condições de absorver a demanda dentro de nossa área, passando direto para o acesso ao porto. Mesmo assim, um grande pátio de triagem está previsto no terreno da Santos Brasil na área industrial", comenta.


O coordenador do núcleo ACIM Porto, Lito Guimarães, por sua vez, afirma que por economia os caminhões ficam na cidade para aguardar o próximo navio, acumulando os caminhões com contêineres vazios. Nestes casos, para ficar em outros pátios paga-se caro, principalmente pela infraestrutura oferecida, sendo assim uma possibilidade de investimento.


O Prefeito José Roberto Martins, coordenador da Comissão de Relações Porto-Cidade, do CAP, colocou a estrutura do governo municipal à disposição para apoiar nas soluções indicadas. "Todos os dias recebemos inúmeras reclamações quanto à via, acidentes acontecem todo mês. O município tem que fazer a sua parte, mas temos que parar de discutir isso na teoria e partir para a prática, efetiva e competente. Precisamos ouvir do porto e dos operadores a apresentação de um projeto claro e definitivo", comentou o prefeito.


Ao final foi aprovada proposição do Presidente do CAP, para que a operacionalidade das decisões sejam discutidas no âmbito do Núcleo ACIM-Porto e, depois, trazidas à Comissão Porto-Cidade e ao plenário do CAP para homologação e apresentação ao Porto e Prefeitura para implantação.


FONTE: Assessoria De Comunicação - CDI