O Ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, acaba de nomear o Grupo de Trabalho que atuará no controle, acompanhamento e fiscalização da execução das obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Imbituba. A dragagem, cuja licitação está sendo conduzida pela Secretaria, será executada com recursos do PAC II e está orçada em R$ 50 milhões.
O Diário Oficial da União do dia 5 (quinta-feira) publicou a Portaria nº 168/2012, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), constituindo o Grupo de Trabalho da fiscalização, do qual fazem parte os engenheiros Cândido Pedro Jorge, chefe do Departamento de Operações e Valdir Cunha, da assessoria ambiental do Porto de Imbituba.
Para o Presidente do Conselho de Autoridade Portuária, Gilberto Barreto, esta é uma demonstração de que o processo de seleção da empresa de dragagem está para ser concluído e de que as atenções do Governo Federal se voltam para Imbituba, o porto que tem o maior potencial de resposta e de forma mais rápida às demandas do mercado exportador e importador do Sul do Brasil.
Além da dragagem de aprofundamento, informa Barreto, a Secretaria de Portos da Presidência da República também está atenta ao processo do final da concessão do porto à Companhia Docas de Imbituba, em 15 de dezembro deste ano, pela repercussão no desenvolvimento de todo o Sul catarinense.