O Portaló

DRAGAGEM



19/03/2012 17:32:57

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A Secretaria dos Portos (SEP) publicou o edital de licitação de concorrência internacional para contratação da execução das obras de dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários do Porto de Imbituba. Estão incluídos os cais, bacia de evolução e canal de acesso. As propostas que deveriam ser abertas em Brasília para 9 de março, foram adiadas para o dia 30 deste mês.

Com a conclusão das obras o calado de 10,8m passará a ser de 14,5m, um dos maiores do pais colocando Imbituba em condições equivalentes aos melhores portos brasileiros. A obra, que faz parte do PAC 2, está orçada em R$ 48 milhões, dos quais R$ 5 milhões já foram disponibilizados, o que permitiu à SEP iniciar procedimento licitatório.

Para Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba, o momento é de comemoração. “Realizamos um longo e árduo trabalho nos últimos quatro anos, no qual tivemos muita dedicação e perseverança, culminando na espera pelo lançamento deste edital, agora que ele foi publicado vamos trabalhar para que quando a obra estiver concluída as linhas com grandes navios tenham melhores condições de operar.” Comemora.

Segundo o Administrador do Porto, esta obra aumentará a capacidade de receber para 10 milhões de toneladas de cargas e 970 mil TEUs (unidade de medida para contêineres). A expectativa é aumentar a capacidade total nos próximos três anos. A espera em novos investimentos em infraestrutura devem também possibilitar o aumento de capacidade.

O presidente do CAP Gilberto Barreto, especialista em portos e vias navegáveis, explica que a obra amplia consideralmente a capacidade operacional do Porto. “Quando um armador esta buscando um porto são feitas analises minuciosas quanto às condições do local, e profundidade é uma das mais relevantes. Neste momento o Porto de Imbituba se apresenta ao mercado mundial como um terminal de contêiner e granéis tecnicamente adequado e genericamente cpacitado para melhores resultados, mas precisa superar de vez suas crises pontuais," afirma.

Segundo informou o porto, hoje tem condições de atender dois navios a cada 12 horas, o que reforça o fato de se ter um Terminal de Contêineres de primeira linha. "Os melhores equipamentos estão lá. Seguindo padrões intenacionais, com a conclusão da dragagem, não haverá restrições à quantidade futura de navios que o Porto poderá receber, o que demostra que ele está pronto para vários anos de crescimento," analisa  Barreto.

O presidente do CAP adverte que não é só de equipamentos que se vive um porto. Para ele, Imbituba será competitiva perante os concorrentes também porque tem um trabalhador portuário de reconhecido desempenho e para o qual os operdores e o OGMO têm que ampliar os programas de capacitação e de segurança do trabalho, em face dos novos equipamentos e novo padrão de frota a frequentar o Porto de Imbituba.

Não se pode descuidar, entretanto, a estruturação dos órgãos federais atuantes no Porto, como a Receita Federal, a Anvisa, a Vigilância Sanitária, Polícia Federal e Delegacia da Capitania dos Portos, de modo que todos estejam preparados e aparelhados, em termos de pessoal e de equipamentos, para enfrentar a nova demanda de serviços que se avizinha. Isto sim, faz a diferença entre os portos, conclui Gilberto Barreto.
FONTE: Jornal O Popular