O Porto de Imbituba recebeu a comitiva de almirantes e capitães da Marinha e da Fundação de Estudos do Mar (Femar) que veio apresentar os cursos do Programa de Ensino Profissional Marítimo (Prepom) – Atividades Correlatas, que foram solicitados pelo Órgão Gestor da Mão de Obra – OGMO Imbituba. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores que exercem funções técnicas e administrativas nas empresas que realizam as chamadas atividades correlatas dos setores marítimo e portuário.
Em Imbituba serão ministrados oito cursos de 15h/aula, com 20 alunos em cada turma, totalizando 160 vagas, que serão distribuídas pelo OGMO entre as empresas da área portuária. Concluindo o curso o aluno receberá um certificado. Os cursos são: Sistema de Gestão Ambiental; Plano de Distribuição de Contêineres; Desenvolvendo o Supervisor de Sucesso; Introdução ao ISPS CODE; Despacho Aduaneiro; Acréscimos, Faltas e Avarias de Carga; Excelência no Atendimento ao Cliente e Liderança.
Em reunião na sede do OGMO o Presidente da Femar, Almirante Lúcio Franco de Sá Fernandes, fez uma apresentação do histórico da instituição, regime jurídico, estatuto e sua estrutura organizacional. O Almirante Ary de Paula, que é Gerente de Ensino, falou sobre os cursos e suas características, além de tirar as dúvidas dos presentes. Também estiveram na reunião o Capitão de Mar e Guerra e Capitão dos Portos, Cláudio da Costa Lisboa e o Capitão Marcelo Barbosa da Silva, Capitão de Corveta e Delegado da Capitania dos Portos em Laguna, além de representantes das empresas portuárias de Imbituba.
Para a Diretora Executiva do OGMO Imbituba, Maria Zilá de Sousa Gil, a presença da Femar em Imbituba é o resultado positivo de um trabalho que busca capacitar o trabalhador portuário. “O OGMO solicitou estes cursos da Femar porque são reconhecidos pela sua qualidade e pelo gabarito de seus professores. Agora que já abrimos as primeiras turmas, com certeza teremos mais vagas e outras opções de curso daqui para frente. O importante é que os colaboradores das Agências Maritimas, de Operadores Portuários, do OGMO, da Administração do Porto, sejam capacitados e o trabalho oferecido no Porto de Imbituba torne-se cada vez melhor, diante da nova realidade e expectativa que se apresenta em Imbituba”, comenta.
“O OGMO, como Entidade divulgadora, não medirá esforços para completar as turmas aprovadas para Imbituba através do Prepom - Atividades Correlatas. Nesta primeira fase, o Núcleo ACIM Porto teve participação importante, pois contribuiu com a análise de necessidades nas escolhas dos cursos a serem ministrados em Imbituba", diz Maria Zilá, que também faz parte da Diretoria da Associação Empresarial e do Núcleo ACIM Porto.
O Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato, acredita que a presença de instrutores da Femar na cidade, passando seus conhecimentos aos trabalhadores, é de fundamental importância para o desenvolvimento do Porto. “Estamos crescendo e a mão de obra precisa ser cada vez mais qualificada, melhorando cada vez mais os serviços que oferecemos. O OGMO está de parabéns por trazer uma instituição como a Femar para Imbituba e a Administração do Porto dará todo o apoio necessário”, afirma Jeziel.
Em 13 estados e em 127 portos do Brasil, o Prepom disponibiliza 64 cursos divididos nas áreas de Transporte e Comercio Marítimo, Desenvolvimento Gerencial, Meio Ambiente e Offshore. Para 2012, há previsão de 286 turmas, 7319 vagas em 17 portos no Prepom Atividades Correlatas 2012 e 16 turmas, 480 vagas em Belém e Rio de Janeiro para o Prepom Aquaviários 2012. A Femar presta serviços nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Mais informações sobre os cursos e a instituição podem ser encontradas no site www.fundacaofemar.org.br.