O Portaló

COMISSÃO PORTO-CIDADE



01/04/2011 09:45:07

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Durante a 208a reunião do Conselho de Autoridade Portuária de Imbituba, na manhã desta quinta-feira (31/03), o relator da Comissão Porto-Cidade, Prefeito Municipal José Roberto Martins, informou que esteve na Casa d'Agronômica, em Florianópolis, na quarta-feira, junto ao Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza, e diretores do Grupo Santos Brasil, em uma audiência com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o Secretário de Planejamento, Felipe Mello.


O encontro possibilitou uma maior abertura para diálogos que busquem o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, tendo como epicentro o município portuário que é um dos que mais cresce no Estado. "O nosso objetivo geral foi de informar aos novos governantes quais são as nossas prioridades e qual é o nosso planejamento. A chancela do Governo do Estado é fundamental para garantir agilidade no processo de federalização e execução da obra que ampliará o acesso entre BR-101 e Porto de Imbituba", destacou o Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins.


A oportunidade foi essencial para apresentarmos os investimentos para aumento e modernização de nossa infraestrutura. Além disso, o Grupo Santos Brasil, nosso maior parceiro para o fomento destas obras de ampliação, demonstrou ao Governo Estadual seu amplo comprometimento com o crescimento econômico da região também no que diz respeito a apoiar a instalação de empresas exportadoras e importadoras que tenham interesse em utilizar o Porto de Imbituba", declarou Jeziel Pamato de Souza, Administrador do Porto de Imbituba.


Governador Raimundo Colombo mostrou-se impressionado com a integração do planejamento regional, a atual situação e os projetos futuros, afirmando ainda que dará apoio total para o encaminhamento destas propostas. Ainda, de acordo com Colombo, esta é uma excelente oportunidade para indicar a cidade às empresas que se mostram dispostas, diariamente, a investir e se instalar em Santa Catarina.


Após a reunião com o governador, a agenda contemplou ainda um encontro com o Superintendente do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, para quem foi apresentado o projeto de triplicação da Via Arterial Principal, que liga a BR-101 ao Porto de Imbituba. Na ocasião, houve ainda a oficialização, por parte do Grupo Santos Brasil, que além do financiamento do projeto básico, a empresa custeará também todo o processo de obtenção das licenças prévias.


Saiba mais


A Via Arterial Principal (VAP) liga a BR-101 ao Porto de Imbituba por meio do Acesso Norte ao Centro da cidade é constituída pelas Avenidas Marieta Konder Bornhausen e Manoel Florentino Machado. O Projeto Básico de ampliação da Via Arterial Principal, confeccionado pela Ceal Engenharia e financiado pela Santos Brasil, prevê que a execução da obra demande um investimento de R$ 38.190.180,11, o que engloba a recuperação e a duplicação da via principal, além de ciclovias, calçadas, vias marginais e obras de arte em um trecho de aproximadamente cinco quilômetros.


A confecção do projeto ocorreu conforme orientações do Ministério dos Transportes para que estivesse totalmente adequado às formatações do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura para os Transportes). O objetivo é concentrar o tráfego de caminhões para o Porto de Imbituba por meio deste acesso, o que preservaria o fluxo normal do trânsito nos bairros residenciais e comerciais da cidade. A obra é considerada essencial para viabilizar as atividades portuárias de acordo com a demanda que se projeta para a região a partir dos recentes investimentos em infraestrutura no Porto de Imbituba.


Contexto


Atualmente, enquanto alcança recordes históricos e consolida um novo posicionamento junto ao mercado portuário brasileiro, o Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal. A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres, Santos Brasil, injeta aproximadamente R$283 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. Simultaneamente, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União.


Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres ao final do primeiro bimestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.


Sobre a Companhia de Docas de Imbituba


Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, sendo este o único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da Companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil). Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba  pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.



RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA


ADMINISTRAÇÃO


O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).


LOCALIZAÇÃO


Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.


ÁREA DE INFLUÊNCIA


É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.


ACESSOS


INSTALAÇÕES


As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para  congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.


Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.


INVESTIMENTOS


Investimentos em curso:


CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:


FONTE: CDI - Michele Cardoso - Assessora De Comunicação