O Portaló

DIA DO HOMEM



23/09/2010 09:42:14

veja também...


Dia do Homem, em 29 de setembro de 2010 no OGMO Imbituba.


Público alvo: Trabalhadores Portuários Avulsos.


Programação de palestras.


A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Homens vivem em média sete anos menos que as mulheres. Sabe por quê? Porque o homem não cuida da própria saúde. Homem que se cuida não perde o melhor da vida.


Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2009, pelo Governo Federal.


O Dia do Homem, lançado pelo OGMO Imbituba em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde acontecerá em 29 de setembro (das 08:00 às 16:30 horas) e tem como objetivo a prevenção através de exames, pois quando se espera que os sintomas apareçam, pode ser tarde demais, a chance de cura é muito reduzida por esse desleixo.


“É importante prevenir”, destaca a técnica em enfermagem do trabalho (SESSTP) Michelle dos Santos, que realizou um levantamento nos prontuários dos trabalhadores e percebeu que a maioria deles tem acima de 45 anos e nunca realizou um exame de PSA (exame que mede a taxa de antígeno prostático no sangue - não pode ser superior a 4ng) e nem exames de DST (doenças sexualmente transmissíveis), entre outros.


O grande tabu é o câncer de próstata, que representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 50 mil novos casos aparecem por ano no Brasil.


A consulta ao urologista deve começar aos 45 anos, mas se houver casos de doença na família, a primeira visita deve ser aos 40. O diagnóstico é feito em três etapas. A primeira é um bate papo sobre os possíveis sintomas, depois o paciente faz o PSA e por último é feito o toque retal. Todos são complementares.


Se você é homem, fuja deste paradigma, participe desta campanha. Previna-se e aproveite melhor a vida.


Programa Nacional da Saúde do Homem - Ministério da Saúde


FONTE: OGMO Imbituba