O Portaló

TERAPIA DE GRUPO



30/08/2010 11:31:10

veja também...


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a dependência química é uma das doenças que tem incapacitado mais trabalhadores em todo o mundo. Por isso, o OGMO de Imbituba, por iniciativa de sua Diretora Executiva, Maria Zilá de Souza Gil, disponibiliza a todos os seus trabalhadores portuários avulsos, além do tratamento psicológico e psiquiátrico individual já oferecido, a terapia em grupo.


A terapia em grupo é proporcionada pelo OGMO em sua própria sede, desde maio deste ano, todas às terças-feiras, das 14:00 horas às 15:00 horas. O grupo é conduzido pela psicóloga do OGMO, Patrícia Rodrigues Custódio e pelo consultor em dependência química, Sylvio Sperb, com vasta experiência pelo seu trabalho em clínicas e hospitais especializados.


A psicóloga Patrícia Custódio ressalta a importância da participação de cada trabalhador, não havendo nenhum motivo para constrangimento: “São trabalhadores da mesma área, todos do sexo masculino. É mantido sigilo absoluto de suas identidades e de tudo que acontece durante as sessões, como se fosse uma consulta normal, a diferença é que lá dividimos experiências e sentimentos, e com isso o aprendizado é bem maior”.


O objetivo da terapia em grupo é ACOLHER, AUXILIAR e não PUNIR. “Muitos não participam por acharem que tem alguma coisa haver com a Comissão Paritária, mas a terapia em grupo é totalmente independente disto, com o simples objetivo de dar apoio ao trabalhador portuário”, ressaltou a psicóloga Patrícia Custódio.


Um TPA da cidade de Laguna tomou conhecimento das sessões de terapia, através do portal do OGMO. “É a partir deste caso, que valorizamos a divulgação de nosso projeto. Este espaço virtual tem sido essencial. Mesmo assim, preciso de mais apoio das diretorias de sindicato, para que estas se mobilizem, sejam parceiras e encaminhem, incentivem o TPA a participar”, disse Patrícia Custódio.


Caso você conheça alguém que precise de ajuda e faça parte do sistema portuário avulso, entre em contato conosco através do telefone (48) 3255-0598, para marcar consulta com SESSTP - Serviço Especializado da Saúde e Segurança no Trabalho Portuário (Serviço Social).


FONTE: OGMO Imbituba