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GESTÃO DA QUALIDADE



23/04/2010 09:36:29

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Nos dias 08 e 09/04/2010, foi ministrado na sede do Ogmo Imbituba,  para atualização das normas Curso ISO 9.001, versão 2008, destinados aos Gestores da Qualidade, representantes da Direção, através da Meta Empresarial, sr. Antonio Meireles Baeta, consultor e auditor da ISO.


O OGMO recebeu a certificação da ISO, em agosto de 2006, através da Certificadora BSI, e desde aquela oportunidade vem, treinando e mantendo seus colaboradores comprometidos com o Sistema de Gestão da Qualidade.


ISO-significa International Organization Standardization, sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.


Curso teve como objetivo formar e atualizar auditores internos para manter a política de qualidade da empresa, conscientizando os colaboradores de seu papel. Os colaboradores que fizeram o curso ficaram muito satisfeitos e poderão repassar aos colegas, Aprenderam  o que deve ser feito para manter e o que não se deve fazer, pois cada empresa tem a sua linha de gestão administrativa. Que as empresas devem identificar seus processos, através do procedimento operacional e se preocupar com a manutenção da qualidade dos serviços prestados, aos seus clientes internos e externos. Pois a Re-certificação é efetuado de 02 (dois) em 02 (dois) anos, e a auditoria é bastante rígida, criteriosa, podendo apresentar não conformidades, o que poderá, levar a Empresa dependendo do grau, perder sua certificação.


A Empresa certificada deverá observar constantemente seus níveis de: organização, metas, eficácia, convívio, esforço e foco. O esforço não depende somente da alta direção ou de uma equipe, mas, de todos comprometidos com a Qualidade Total, pois quando nos acomodamos, perdemos nossos objetivos e automaticamente nossas metas e prejudicamos a Organização “Empresa”.


Antes da Certificação da ISO no Ogmo, foi preciso cumprir uma série de procedimentos e seguir a receita do sucesso. Esta receita é o Programa 5S.


O 5S é uma metodologia de origem japonesa para a organização de quaisquer ambientes, principalmente os de trabalho.


Os principais benefícios da metodologia 5S são:


1. Senso de utilização: Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.


2. Senso de ordenação: Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acúmulo excessivo de materiais tende à degeneração.


3. Senso de limpeza: Melhoria da qualidade de produtos e serviços.


4. Senso de Saúde: Menos acidentes do trabalho.


5. Senso de autodisciplina Maior satisfação das pessoas com o trabalho. 


As normas estabelecem requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.


O Sr. Baeta explicou que “Os resultados de um bom procedimento levam ao objetivo de adquirir resultados, para isso é necessário transformar o processo (serviço) em produto, além de faze-lo corretamente para que o outro também se beneficie”.


A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes.


A preocupação da diretora executiva do OGMO, Sra. Zilá Gil, em oferecer aos colaboradores o curso, pois entende que as pessoas devem constantemente se atualizar e repassar os conhecimentos aos demais colegas, para manutenção do sistema.


“As atividades requerem planejamento para execução, para isso as pessoas precisam estar treinadas, satisfeitas e comprometidas com a ORGANIZAÇÃO”, finaliza a Diretora.


Os colaboradores que participaram do curso ficaram satisfeitos com o aprendizado proporcionado pelo Ogmo, através do auditor Antônio Meireles Baeta.


FONTE: OGMO Imbituba