O "ISPS Code" foi elaborado pelo Comitê de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization - IMO) e aprovado pela Resolução nº 2 da Conferência Diplomática SOLAS 1974 (Safety of Life at the Sea), em reunião realizada de 9 a 13 de dezembro de 2002 em Londres.
O "ISPS Code" tem por meta estabelecer uma cooperação internacional entre governos, organismos governamentais, administradores locais e setores naval e portuário para detectar ameaças à proteção dos navios ou das instalações portuárias utilizadas no comércio internacional.
Para a aplicação do ISPS Code neste porto, foi criado o “Plano de Segurança do Porto de Imbituba”, o qual passou pela aprovação da CONPORTOS - Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis. O Plano aprovado prevê ações para a proteção, segurança e controle nas seguintes modalidades de monitoramento: Acesso às instalações portuárias com controle do pessoal, veículos e equipamentos, vigilância permanente e delimitação das áreas de acesso restrito dentro das instalações portuárias.
Zona Primária do Porto de Imbituba - SC |
||||
Código de cores e letras |
||||
ÁREA AQUÁTICA | ÁREA TERRESTRE | |||
Embarcações | Recintos Alfandegados |
Áreas de Manutenção | ||
Armazéns | Pátios, Cais de Atracação e Áreas de Mercadorias Perigosas |
Ruas | ||
E |
A |
P |
R |
M |
Condição Normal.
EMERGÊNCIAS
Incêncio
3 Sinas Longos
Invasão de Perímetro
2 Sinais Longos
Aumento nos controles de segurança e restrição nos acessos de pessoas não vinculadas à atividade portuária.
Evacuação do Porto, sob controle da Guarda Portuária